Os sonhos também se trocam



Apesar de dormir bem os seus pesadelos são rotineiros? Saiba que dormir de bruços pode influenciar o conteúdo dos seus sonhos. Pelo menos é o que afirma o estudo realizado pela Shue Yan University, de Hong Kong.
De acordo com o autor da pesquisa, Calvin Kai-Ching Yu, que reuniu 670 participantes, a maioria mulheres estudantes universitárias, para analisar os traços de personalidade, a intensidade e conteúdo dos seus sonhos - ou seja, quais as viagens nocturnas que apareceram com maior frequência, como: cair, morrer ou ser perseguido, e as posições nas quais eles costumavam dormir: de lado, virado para cima, ou virado para baixo, todas apontadas em uma escala que ia de nunca a quase sempre.
Para surpresa dos pesquisadores, o resultado apontou que as pessoas que dormiam de bruços, independente de suas características de personalidade, eram mais propensas a ter sonhos de forma mais intensa, com temas de perseguição ou sexo.
Segundo o pesquisador, dormir de bruços eleva os estímulos físicos externos intensos, a respiração fica difícil e os órgãos genitais entram em contato com a cama, o que pode desencadear ações cerebrais para os sonhos eróticos. Ou seja, a experiência onírica de quem dorme nessa posição pode ser bem quente.
"Os cérebros inconscientes dos sonhadores tentam fazer sentido dessa informação, e até mesmo fazer uso de estímulos externos", sugere Yu, que compara a situação com o sonho comum da vontade de urinar. Quando estamos dormindo, a pressão de ir ao wc começa a influenciar o conteúdo do sonho, e começamos a sonhar com casas de banho, ou com vontade de fazer xixi.
Por: Vera Ferraz de Almeida

Nenhum comentário: