O Sal sabe bem mas faz Mal


Como em tudo, regra geral, o que é em exagero faz mal ou prejudica, por isso o SAL não é excepção. 
O sal (cloreto de sódio) é formado de 40% de sódio e 60% de cloreto. O sódio em excesso causa retenção de liquidos e aumenta o risco de hipertensão arterial. Entretanto o sódio é necessário para o equilíbrio de fluidos do organismo e também para o impulso nervoso, para contracção muscular e para o ritmo cardíaco.
A Organização Mundial de Saúde recomenda 2 g de sódio ao dia, equivalente a 5 g de sal (01 colher de chá).

Dicas 

  • Não levar o saleiro à mesa
  • Reduzir o consumo de comidas industrializadas, pois o sódio é usado como conservante
  • Usar ervas aromáticas (tomilho, orégano, alecrim, manjericão, salsa, hortelã, etc.) misturada com a porção de sal que vai ser usada na preparação do alimento, pois assim será necessário uma quantidade menor de sal para dar sabor a comida
  • Evitar o consumo diário de conservas e embutidos (linguiça, salame, mortadela, etc.)
  • Evitar o uso de temperos prontos, molho de soja, caldo em tablete, etc., porque são ricos em sódio
  • Ler o rótulo do produto industrializado e escolher o de menor teor de sódio.

Boa saúde

Neuza Cavalcanti

Reduza o COLESTEROL



Fitosteróis são substâncias encontradas exclusivamente no reino vegetal e que tem funções semelhantes ao colesterol encontrado apenas no reino animal.
Estudos mostram que o consumo de alimentos fontes de fitosteróis diariamente reduzem o LDL (mau colesterol), sendo assim os grandes aliados na prevenção de doenças cardiovasculares.
Os fitosteróis competem com o colesterol na absorção, diminuindo assim, a quantidade de colesterol absorvido pelo intestino.

As Fontes de Fitosteróis

Legumes, verduras, oleaginosas, abacate, feijão, sementes de girassol, alimentos enriquecidos com fitosteróis (creme vegetal, leite e iogurte), etc.

Tome nota

Uma alimentação balanceada com todos os nutrientes e a inclusão de 4 a 5 doses de legumes e vegetais por dia bem como a inclusão de alimentos enriquecidos com fitosteróis consegue uma redução do LDL ( mau colesterol) em cerca de 10% ou um pouco mais em pouco tempo. A quantidade de fitosteróis naturalmente encontrada nos alimentos não é suficiente para a redução do colesterol, precisando completar com alimentos enriquecidos de fitosteróis em substituição ao consumo de alimentos que aumentam o colesterol (manteiga, leite integral, queijo amarelo, etc.).
Como os fitosteróis podem reduzir a absorção de vitamina A é necessário o aumento diário do consumo desta vitamina, principalmente betacaroteno (folhosos verdes escuros, cenoura, abóbora, mamão, manga, damasco, laticínios magros, etc.).
Neuza Cavalcanti

O Limão e seus Beneficios


Bom, é mesmo assim! Em Portugal usam-no para temperar saladas, fazer chá, limonada, umas gotas no café tiram a dor de cabeça e mel com sumo de limão acaba com a rouquidão. No Brasil tem gente que acha que o limão é só serve para fazer caipirinha e limonada, mas saiba que o limão como dizia a santa da minha avó, “o limão é remédio santo” E quem diria, ela estava certa e já sabia que ele é benéfico para vários tipos de enfermidades. Hoje vamos mostrar mais algumas características do limão que nós acreditamos que você ainda não conheça.
Você pode notar em todas as características do limão que ele além de ser bem forte, você pode deixá-lo no frigorífico, envolto em película, tranquilamente que ele dificilmente se estraga. Além de ser um óptimo remédio e fonte de vitaminas ele ajuda em várias frentes no combate a doenças e ajuda até na sua dieta.
Há poucos anos atrás existia uma dieta com base no limão que fez muita gente literalmente secar, mas essa dieta é muito rígida e não acreditamos que ela faça bem ao seu organismo sem que haja algum prejuízo. Se tem curiosidade nessa dieta pesquise na Internet, é um dieta louca, dizem que realmente funciona, mas não aconselhamos...!
Essa fruta pode realmente ser considerada milagrosa pois dá até para fazer tratamento capilar e diminuir a febre. Só isso já ajuda muito amigos que possuem resistência aos remédios tradicionais e que não podem tomar por causa de vários critérios. Além disso o limão como a folha da goiabeira é bom para os dentes o que o torna um óptimo agente natural, pois o limão mata uma infinidade de bactérias.
Bom, acreditamos que essa pequena lista possa abrir a mente de muitos incrédulos. Funcionando ou não dê uma olhadinha com mais clareza nas fontes de informação e cremos que você realmente vá acreditar no poder do limão



Ervas e Tempero seus Beneficios



Você sabe que o louro que sua avó colocava nos cozinhados é óptimo para a digestão e que o Orégão é um excelente antioxidante? Pois é muita gente come e não sabe e as vezes nem se dá ao trabalho de experimentar. Mas fique sabendo, se você que nunca comeu, não sabe o que perde.
Conheça algumas ervas e temperos que podem fazer a diferença na sua dieta diária pois elas certamente se não fazem parte da sua refeição, é bom tê-las o mais rápido possível, pois elas podem fazer a diferença quando você tiver uma gripe ou uma doença mais grave. Toda a ajuda é válida não acha?
Veja abaixo as melhores características de alguns dos melhores temperos da Cozinha Portuguesa.
Louro - Ele tem sua fama de não poder faltar nos assados, no feijão e até no arroz. É também reconhecido por facilitar a digestão. Além disso ele pode ser usado como repelente natural. Basta colocar uma folha de louro nos recipientes do arroz, farinha e feijão, etc., e nunca mais terá aqueles famosos bichinhos que estragam os alimentos.
Tomilho - O tomilho é uma óptima fonte de ferro e cálcio. Esta especiaria é eficaz a melhorar alguns problemas respiratórios, como a tosse e a bronquite. Além disso funciona muito bem no auxílio com a vesícula e digestão preguiçosa.
Salva ou Sálvia – O próprio nome da erva já diz tudo, pois seu nome significa saúde. Ela é usada para quem está precisando de um pouco mais de ânimo e energia, e também como as folhas da goiabeira ela é usada para limpar os dentes. Ajuda também na remoção do tártaro e dar um hálito agradável. Há pesquisas que indicam ser activo no combate a diabetes.
Oregãos ou Orégano - É um óptimo antioxidante e também é utilizado no no combate de inflamações. Pode ser utilizado também de aerofagia (excesso de ar no estômago).
Alecrim - Ele ajuda nas dores musculares e problemas nos ossos, dores de cabeça e também depressão. O seu óleo também é conhecido na ajuda no combate a bronquite, sinusite e também é um excelente estimulante do sistema circulatório.
Manjericão, Um óptimo tempero da cozinha e na pizza ele também é uma capaz de fornecer magnésio, ferro, cálcio, potássio e vitamina C. Devido à presença do magnésio, o manjericão ajuda na melhora da saúde e do sistema cardiovascular. Além disso ele estimula os músculos e vasos sanguíneos a relaxar. Ele também ajuda a melhorar o fluxo sanguíneo reduzindo o risco de arritmias cardíacas.
Está a ver? As ervas e temperos são excelente formas de combater uma infinita lista de males do corpo. Agora só falta você ter um vasinho na varanda ou no seu quintal e plantá-las lá num cantinho qualquer. As sementes são vendidas em qualquer casa de plantas ou drogarias. Além disso vai ajudar a melhora também o ar da sua casa e afastar alguns insectos.
O uso de algumas ervas aromáticas e temperos, substituem na alimentação o consumo e o uso excessivo de sal que potencia a pressão arterial e por sua vez a hipertensão. Por isso recomendamos e vamos trazer-lhe mais dicas de boa alimentação.
Bom apetite.
Uma pesquisa revela que o povo Português consome cerca de 15 gramas de sal diariamente. Essa quantidade está muito acima do indicado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que é de no máximo 6 gramas para o adulto, que corresponde a uma colher de chá.
Para adequar o consumo ao longo da vida, o ideal é reduzir o sódio desde a infância. O sal em excesso retém líquidos, afecta os rins e leva ao aumento da tensão arterial e, consequentemente, à hipertensão. Este mal é responsável por grande parte dos casos de enfarte do miocárdio e acidente vascular cerebral. O sedentarismo, o stresse, o tabagismo, o envelhecimento, o excesso de peso e factores genéticos também contribuem para estas doenças.