amor e sexo

Erecção... algo não funciona?...


Falhar na hora H pode é constrangedor tanto para homens, que passam pela situação, como para as mulheres. Chamamos-lhe falha a disfunção eréctil na qual o homem é incapaz de ter ou manter uma erecção suficiente para a penetração.


Este problema acontece, porquê?
Segundo uma psicóloga, os motivos que fazem com que o homem não tenha o desempenho adequado podem ser diversos. “Entre esses motivos podemos assinalar questões psicológicas, tais como: ansiedade, depressão, baixa auto-estima, inibição de desejo. A disfunção eréctil pode ocorrer por questões físicas também, devido à diabetes não controlada, questões circulatórias, anatómicas ou neurológicas, não tratadas de maneira adequada”.
Quem já passou por isso afirma que a disfunção acontece quando menos se espera. Foi o que aconteceu com uma pessoa minha conhecida, de 28 anos, que me relatou assim: “Estava tudo a correr de feição, o clima era óptimo e tudo estava indo muito bem, as "preliminares" estavam óptimas e quando começou a aquecer eu e ele estávamos muito sedentos, mas na hora H ele murmurou que não ia dar, pediu mil desculpas. Ele disse que nem ele entendia o porque, contou.
Apesar das explicações médicas, algumas mulheres ainda acreditam que podem ser responsáveis pela falha do parceiro na hora H. Não é tão simples colocar a culpa em alguém. “É necessário ver como está a relação, uma vez que ele pode ter uma parceria que o atraia e ainda assim pode ocorrer um caso de disfunção eréctil  Muitas vezes a falta de diálogo entre o casal pode prejudicar o encontro sexual, tendo em vista que ambos não conseguem falar daquilo que preferem no sexo”.
O fato é que mesmo sentindo atracção pela parceira, isto pode acontecer. “É comum ouvirmos relatos de homens que por muito tempo desejaram determinada parceria e quando finalmente obtiveram oportunidade de ter o encontro sexual com essa pessoa, apresentaram uma disfunção. Isso pode ocorrer por que ele gerou algumas expectativas para esse encontro sexual, desenvolvendo um alto nível de ansiedade e podendo prejudicar seu desempenho”.

Há uma forma de tentar evitar este constrangimento todo. “Para uma sexualidade adequada é necessário construir uma relação de qualidade entre o casal que possibilite uma comunicação muito clara e assertiva. Assim qualquer disfunção sexual pode ser encarada de forma que os ajude na busca da qualidade sexual”. A verdade é que um pouco de conversa ajuda sempre. “Após o acontecimento, ficamos deitados conversando e rindo. Depois de alguns largos minutos de conversa, recomeçam os beijinhos, as caricias e o momento acontece”.

A sua próxima leitura:

DESEJO SEXUAL EM FALTA?



Posições que te ajudam a chegar ao orgasmo








orgasmo feminino é uma incógnita para muitas pessoas. Muito diferente dos homens, não é em toda relação sexual que a mulher atinge o ápice do prazer.
Algumas mulheres passam a vida inteira sem entender o que estimula o clitóris e sem experimentar a sensação do orgasmo.

O clitóris é o maior responsável pelo alcance do êxtase feminino. 

Existem algumas posições que não garantem pressão e fricção suficiente para estimulá-lo e satisfazer a mulher. Acompanhe algumas dicas para alcançar seu prazer em posições sexuais deliciosas:
  • A Mulher a comandar (o casal deitado, a mulher por cima e ambos com as pernas rectas e juntas),
  • Balancé (uma variação do papa e mamã, mas o homem deve ficar com o corpo erguido e o movimento deve ser feito pelos dois ao mesmo tempo),
  • Coladinhos (lado a lado, com o homem por trás da mulher),
  • Na cadeirinha (sentados, a mulher em cima do homem e com os pés apoiados no chão, ela controla os movimentos).
  • Costas quentes (os dois de bruços, com ela por baixo, o homem com o corpo erguido e as pernas dos dois mais juntas possíveis).
  • Sem dúvida nenhuma, a preferência de posições varia de casal para cada casal, mas o mais importante para que a mulher atinja o supremo prazer é o auto conhecimento. O orgasmo não é apenas uma questão física, mas sim emocional. A mulher que está de bem com ela mesma e com o parceiro tem mais chances de alcançar o prazer.


    A sua próxima leitura será sobre:


    • Se o homem não tem erecção, alguém tem culpa?
    • Por: Vera Ferraz de Almeida

Nenhum comentário: